Adolescência: A Fase


Não sei vocês, mas acredito que pelo menos metade das pessoas que concluíram a fase "Adolescência, Um mistério para os jovens e tormento para os pais", ou vice-versa, passaram por "certas" fases durante esse período (enquanto a outra metade finge que essa parte nunca existiu). Tais fases que podem ter sido constrangedoras ou não, mas que certamente tiveram comportamentos dignos de arrependimento e ações que pareciam certas no momento e que observando agora, a vontade de afundar sua cabeça na areia como um avestruz nunca foi tanta.

E como eu faço parte da metade que não excluiu essa parte da vida, tenho que admitir que já fiz muitas coisas idiotas por certas coisas e pessoas ou só porque eu queria ver no que iria dar, mas a parte boa é que isso me fez crescer como pessoa e me rendeu e sempre renderá boas gargalhadas.

O ponto é: depois que você finaliza essa etapa da vida, é como de praxe bater aquela nostalgia e relembrar das merdas que você já fez por aquele garoto que você gostava e não te notava, ou para entrar no grupinho mais pop do colégio, ou ficar com alguém pra fazer ciúmes no ex, ou voltar aos costumes da Terra Média e fazer coisas para provar seu valor diante daqueles que zombam de ti, ou aquela banda que só você gostava e era considerada Carrie, A Estranha e essas coisas típicas Adolescênticas.

Você é um adolescente cheio de dúvidas mas também cheio de opiniões formadas e quase sempre sente que ninguém parece te entender e que estão todos contra você. E é nesse ponto que entram os pais, os famosos destruidores de sonhos. Eles não ligam para o que um adolescente pensa e sempre falam coisas do tipo "Um dia você vai me agradecer por isso" ou melhor "Isso é uma fase, eu também já tive sua idade. Um dia você vai ter filhos e vai ver o que é bom para tosse". Sim, eles te amaldiçoam com filhos "piores" que você, já que você é "aparentemente" pior que seus pais na adolescência, o que torna isso um ciclo vicioso, já que os pais dos seus pais amaldiçoaram eles com você, o que faz seus pais continuarem com a corrente de maldições, tornando assim seus  pais Os Escolhidos da vez para arruinar a sua suposta "melhor fase da vida" (apesar de particularmente não crer de fato que essa seja, curto mais a infância e etc). A adolescência é a fase mais hipócrita da existência humana. É a fase que você tem idade o suficiente para parar de bancar a criancinha, mas não tem idade o suficiente para sair sozinha. Como posso colocar isso claramente? É como se fosse uma pseudo liberdade que nossos pais nos fazem acreditar que temos. É como se a gente tivesse idade o bastante para ir ao banco pagar as contas e não pudéssemos ir para alguma a festa de noite, entende? Tá eu não consigo deixar mais claro que isso. Tipo, sério.

A adolescência é uma fase que você pode amar ou odiar pelo resto da sua vida, mas isso depende muito de quanto tempo você leva para cair na real e perceber que você não vai casar com o Justin Bieber, no meu caso isso só aconteceu aos 16 anos. Sim, vai chegar um tempo em que você para de acreditar que sua vida vai ser como os filmes da Disney, que o mundo é um conto de fadas e que você encontrará seu príncipe encantado e viverão felizes para sempre.

SPOILER ALERT: não existe príncipe encantado, nem sempre existe reciprocidade no amor e o "para sempre" sempre acaba. E se esse momento ainda não chegou, ele vai. E se você tiver mais de 25 anos e esse momento ainda não chegou, bom, psiquiatra é sua praia, cara. Desculpe dizer, mas a vida é assim: esse spoiler sem alert ambulante, acabando com ilusões.

A adolescência é uma droga? Sim é. Minha adolescência foi uma droga? Sim, com certeza está sendo. Mas ainda assim não é motivo para querer se matar, por exemplo. O drama faz parte dessa fase, eu entendo. Afinal, qual adolescente não é dramático? Qual adolescente já não desejou a morte? Vamos lá, até eu já desejei isso! E olha só, estou aqui.... ainda. Mas brincadeiras à parte, a adolescência tem sua beleza, essa transição entre o mundo criança e o mundo adulto tem um papel importantíssimo no nosso desenvolvimento, grande parte dos nossos valores e crenças são definidos nessa parte de nossa vida, sua adolescência define que tipo de adulto você vai ser amanhã, seja ela uma fase boa ou não. Todos nós passamos por poucas e boas durante essa jornada da vida, se com você não aconteceu na adolescência, espere que a vida ainda irá te surpreender muito, não querendo bancar a Semeadora de Discórdia, é só que a vida sempre arranja um jeitinho especial de fazer uma baguncinha no nosso mundo, seja ela boa ou ruim. Nem só de maré boa se vive a vida, as vezes é preciso algumas tempestades para que balance nosso barco e nós possamos ver as coisas de outro ângulo. Não é o que acontece com você que te define, mas sim sua atitude diante disso. Você define quem você é, hoje, não amanhã.

0 Comentários:

Postar um comentário

Ei você aí! Gostou da postagem? Então faça a autora feliz e deixe seu comentário ♥

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos